quarta-feira, dezembro 14, 2005

Mess is bore

Nuno Coelho, designer e d.j., tem 29 anos, nasceu em Bruxelas, mas vive e trabalha no Porto onde completa o mestrado em design e produção gráfica da Universidade de Barcelona. Recentemente foi convidado pela coreógrafa Né Barros para escolher a banda sonora de Solistas, uma produção do Balleteatro apresentada no Rivoli - Teatro Municipal, no Porto. No centro do palco, Nuno Coelho, executava a sua selecção musical, estabelecendo relações individuais com os intérpretes. De tal forma a sua presença era importante como porta de entrada para o espectáculo, que a coreógrafa manifestou vontade de prosseguir na exploração da sua presença em palco. A música é, aliás, uma das constâncias do autor, uma vez que mensalmente organiza as Compact Discothèque, no bar Triplex, no Porto, ou em concertos contaminados artisticamente por outras práticas artísticas já apresentados no Museu de Serralves, Expo'98 ou em Hannover.

Mas o trabalho de Nuno Coelho tem sido sobretudo na área do Design de Comunicação, onde aliás foi premiado, o que o levou a participar na mais recente Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo, que decorreu em Nápoles. Do seu trabalho, entre projectos para ateliers, instituições ou criadores, que se dividem depois em edições, layouts ou organização de exposições, destacam-se dois recentes: o suporte comunicativo para a representação portuguesa na 51º Bienal de Veneza, e aquele que foi um dos mais inventivos cartazes para espectáculos do ano, Corpo de Baile, de Miguel Pereira, uma impressão em tecido que coloriu a cidade de Lisboa com diversos padrões.

O seu trabalho está disponível no site homónimo, que abre com a sintomática expressão Mess is bore. Mas porque as imagens falam por si, O Melhor Anjo seleccionou dois trabalhos de ilustração e convidou designer a fazer a sua própria selecção dos trabalhos mais recentes. Eis os resultados:

Anjo, projecto pessoal, 2000




Bond, projecto pessoal, 2000





Poster para o Circular - Festival de Artes Performativas, 2005





Posters em tecido para o espectáculo Corpo de Baile, de Miguel Pereira, 2005



Imagem coordenada para Concurso e Mostra Jovens Criadores 2005, no Estádio Municipal de Amarante, 2004-2005



Imagem coordenada para Pavilhão de Portugal na 51º Bienal de Veneza, 2005

1 comentário:

UniversitYliopisto disse...

o nuno coelho é um dos artistas que vai estar presente no "este é o meu corpo"; tens o link no meu blog para o blog desse projecto.

até já,
r.