quarta-feira, setembro 14, 2005

Press release

Tiago Bartolomeu Costa, crítico e investigador de artes performativas, vai participar, este mês de Setembro, em dois festivais internacionais.

De 20 a 25 de Setembro, em representação da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, estará presente no Seminário Internacional para Jovens Críticos, da AICT Association Internacional des Critiques de Théâtre, que este ano decorre no âmbito do 15º festival des Arts pour la Jeunesse, em Montréal.

O seminário, subordinado ao tema Para quem se escrevem críticas de teatro infanto-juvenil?, conta com a participação de oitos associados: Argélia, Bélgica, Canadá, Coreia, Croácia, Portugal, Suécia e Taiwan. Será coordenado por Margareta Sörenson, directora dos Seminários Internacionais da IACT. Neste seminário será apresentada uma comunicação intitulada Para uma radiografia do teatro infanto-juvenil em Portugal. O encontro prevê ainda a participação numa conferência pública.

O 15º festival des arts pour la jeunesse, uma organização da ASSITEJ -Association International de Théâtre pour l'Enfance et Jeunesse, reunirá cerca de 75 países e um total de 30 espectáculos, entre ópera, dança, teatro de marionetas, de rua ou em palcos convencionais. O evento é apadrinhado este ano pela cantora canadiana Celine Dion, homenageada pelo seu trabalho em prol das crianças e grupos desfavorecidos. Mais informações sobre o festival podem ser consultadas aqui.

De 26 a 29 de Setembro, Tiago Bartolomeu Costa participará no Divadelná Nitra 2005, na qualidade de membro do Conselho Consultivo, um painel de 30 nomes do mundo inteiro, entre críticos, programadores, directores de institutos e encenadores ou coreógrafos. No dia 27, o crítico português participará numa mesa redonda, organizada pelo FIT - Festivals in Transition, cujo tema é: "Theater festivals as a generator for an European cultural network". Trata-se de um debate amplo, acerca das relações entre os festivais e as criações nacionais, que reunirá alguns dos mais importantes festivais europeus. Será apresentada uma comunicação intitulada: Os festivais e as criações: construções de imagens ou montras superficiais. Mais informações sobre o festival aqui.

A viagem tem o patrocínio do Instituto Camões, sendo o material apresentado nos dois festivais, bem como os relatórios e outros documentos, disponibilizados no Centro Virtual do Instituto Camões, neste blog e noutros locais ainda a acordar.

Mais informações podem ser solicitadas através de e-mail.

Agradecimentos: A Tarumba - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, Anabela Bartolomeu Poças, Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, Carlos Pimenta, David-Alexandre Guéniot, Helena Serra, Instituto das Artes (Maria de Assis), Instituto Camões, Joaquim René, José Luis Neves, Maria Helena Serôdio, Maria João Brilhante, Mónica Guerreiro, Patrícia Portela, Re.Al, Rogério Nuno Costa, Sandra Simões, Sonia Ülicna, Teatro de Ferro, Teatro Infantil de Lisboa, Teatro Praga, Tiago Guedes, Vanda Piteira.

5 comentários:

Wanabehuman disse...

Hi,

Thanks for visitng our weblog. How did you fidn us?

Cool weblog.

Wanabehuman




Hola,

Gracias por visitar nuestro weblog. ¿Cómo usted nos encontró?

Weblog fresco.

Wanabehuman

aL disse...

isto é que é auto-promoção!

Juanito Banana disse...

Vais adorar Montréal, é fantático. Uma cidade verdadeiramente descomplexada, em qualquer sítio, a qualquer hora.
Aproveita todos os tempos livres para explorar o sítio.
Vale mesmo a pena. ;)

Duarte disse...

Bom trabalho e boa viagem.

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »