quinta-feira, agosto 25, 2005

Tinta desperdiçada (actualizado)

O jornal inglês The Guardian decidiu dar a volta às habituais listas de verão. E então pergunta: quais as 10 piores pinturas inglesas que não teríamos o menor pudor em deitar fora? A lista inclui William Blake, John Everett Millais ou Julian Opie. Mas também Paula Rego, e o seu retrato do ícone feminista Germaine Greer. A lista foi feita em resposta à iniciativa que a National Portrait Gallery está a preparar, juntamente com o programa Today, da BBC 4, mas já causa polémica. A votação continua.



A escolha do quadro de Paula Rego foi feita pelo historiador Tristam Hunt: I really hate so many paintings. All those really busty Rubens in the National Gallery, for instance. But I tell you the one I really loathe. It's that portrait of Germaine Greer in the National Portrait Gallery where she's got her legs open and even though she's fully clothed she looks terrible in this nasty red dress. It's a horrible picture in an otherwise lovely gallery.'

(Actualização)Pergunta o Eduardo Pitta, no daLiteratura, e com razão: "Em Portugal ninguém os tem no sítio para dizer algo parecido acerca das luminárias locais. Alguém imagina um inquérito daqueles, aqui...? Ou um dos nossos reputados críticos de arte, quase todos curadores de grandes instituições, a beliscar o Almada, o Batarda, a Menez, o Pomar, o Resende ou a Vieira da Silva? É evidente que a democracia também passa por aí. A revolução serviu para acabar com a António Maria Cardoso, com a guerra colonial e com as colónias, e ainda bem que assim foi, mas o resto ficou todo por fazer. É pena."

Sem comentários: