sábado, junho 04, 2005

FIMFA Lx 05

HACHIOJI KURUMA NINGYO PUPPET THEATER
Japão
Hachioji Kuruma Ningyo Oshu Koen

Image hosted by Photobucket.com


Teatro da Trindade / Sala Principal
4 de Junho às 22h00
5 de Junho às 17h00

MARIONETISTAS: Nishikawa Koryu V, Nishikawa Ryuji, Nishikawa Ryusha, Nishikawa Ryuka e Nishikawa Ryukumi
NARRADOR DE JORURI: Takemoto Yakiyodayu
INSTRUMENTISTAS DE SHAMISEN: Toyosawa Hiroki e Tsurusawa Yae
DESENHO DE LUZ: Mizobe Masatoshi
DIRECTOR DE CENA: Nakayama Tomoji
TÉCNICA: Kuruma Ningyo
PÚBLICO-ALVO: M/7
DURAÇÃO: 95 minutos

Pela segunda vez estará presente em Portugal e no FIMFA Lx, o grupo de Koryu Nishikawa V e a sua técnica de manipulação, Kuruma Ningyo, única no teatro de marionetas. O programa do espectáculo será composto por duas partes, com intervalo. Na sua apresentação estarão presentes a riqueza dos figurinos e da cenografia, o preciosismo e a beleza das marionetas e da música, para além de uma extraordinária técnica de manipulação. O mestre japonês Koryu Nishikawa V dará ainda algumas explicações e demonstrações da manipulação Kuruma Ningyo.

As marionetas utilizadas (...) são construídas em madeira, e têm mecanismos que lhes permitem mover os olhos, as sobrancelhas e a boca, mas o estilo e o treino apresentam algumas diferenças. A manipulação é denominada de Kuruma Ningyo porque o marionetista senta-se num pequeno banco com rodas (o Kuruma) e manipula a marioneta (Ningyo). O assento móvel, e o facto de apenas ser necessária uma pessoa para manipular uma marioneta (...) No Kuruma Ningyo os pés da marioneta são presos aos pés quase invisíveis do manipulador, o que dá a ilusão de que a marioneta se move sozinha, para além de possibilitar um caminhar firme por todo o palco. O efeito geral é fantástico: cada movimento do corpo do marionetista imprime um movimento na marioneta. Esta relação de um para um, permite grande flexibilidade e realismo, enquanto a marioneta e o marionetista se movem em uníssono.

BIO
A companhia japonesa Hachioji Kuruma Ningyo Puppet Theater foi criada no final do período Edo (1603-1868), por Koryu Nishikawa I, há quase 150 anos, na cidade de Hachioji. Em 1861, depois de ter alcançado um profundo conhecimento das técnicas de marionetas utilizadas no teatro tradicional japonês de Bunraku, Koryu Nishikawa inventou a sua própria técnica, a Kuruma Ningyo.

Informações enviadas pelo gabinete de imprensa do FIMFA Lx 05 e adaptadas para este post

Ver aqui reportagem sobre o trabaçho desta companhia.

Toda a programação do FIMFA Lx 05 aqui.

Sem comentários: