sexta-feira, junho 03, 2005

FIMFA Lx 05

COMPAGNIE AMBULO / TRAIN THEATER
Israel
Louis, l'enfant de la nuitt


Image hosted by Photobucket.com
Centro Cultural de Belém / Sala de Ensaio
3 de Junho às 11h
4 e 5 de Junho às 15h30m

ENCENAÇÃO, CONCEPÇÃO, TEXTO E MANIPULAÇÃO: Patricia O'Donovan
MÚSICA: Rachel Yatzkin
TÉCNICO E PRODUÇÃO: Alain Baczynsky
TRADUÇÃO DO HEBRAICO: Collette Elalouf
TÉCNICA: Teatro de papel e objectos
PÚBLICO-ALVO: M/7
DURAÇÃO: 55 minutos
IDIOMA: Espanhol


Uma história feita de papel, de tinta, de lápis, de sombras e de luz… inspirada na vida de Louis Braille.

A história de uma criança que deseja ardentemente aceder aos segredos dos livros e que a ausência de uma linguagem para cegos o deixa na noite...
A companhia Ambulo / Train Theater conta-nos a história de Louis Braille, que viveu em França no século XIX, o inventor do alfabeto que tem o seu nome, o sistema de Braille, o qual tem permitindo a milhões de cegos poderem, enfim, ler. O seu percurso excepcional até à idade adulta, marcado pelo desejo de ler, fez com que enveredasse numa pesquisa paciente e obstinada de um meio que lhe possibilitasse a leitura, apesar da sua cegueira.
(...)
Louis, l'enfant de la nuit apresenta-se sob uma forma minimalista, utilizando materiais que pertencem ao mundo dos livros, como o papel, a tinta ou o lápis. A própria luz é manipulada no palco, criando um ambiente intimista e muito especial...


Inesperado e magnifico...O que fazer e o que dizer, quando se tem de escrever sobre um espectáculo que nos deixou sem palavras? O que dizer de cinquenta minutos de prazer que deixaram as crianças maravilhadas e os adultos deslumbrados? As palavras já chamam a atenção para a magia do espectáculo que, feito de pequenos nadas, faz explodir a imaginação do espectador e falar do inefável... A encenação minimalista e pungente faz todo o sentido… É preciso vê-lo e, sobretudo, nada mudar. Tudo, das palavras aos gestos, dos objectos mais normais às ideias mais singulares, está no seu lugar... Soberbo.
Dernières Nouvelles d'Alsace


A actriz utiliza meios maravilhosamente simples. As suas personagens de papel raramente têm mais de 20 centímetros. A iluminação, feita através de um candeeiro e de algumas velas é muito apropriada. Deste modo, logo que as velas são colocadas atrás das aberturas de uma máscara de papel, até mesmo os mais jovens espectadores podem sentir o que é perder a visão.
Die Welt

Patricia O'Donovan conta esta história calmamente, sem sentimentalismo algum, quase que com desapego. Mas na delicadeza e na ternura que ela insufla nas criaturas de papel há também um sentido de imaginação e de humor que aquece o coração... "Louis, l'enfant de la nuit" - é algo para pensar neste mundo louco de tecnologia.
Theater Heute


BIO:
A companhia Train Theater foi criada em Jerusalém em 1981. Inicialmente, os espectáculos realizavam-se no vagão de um comboio, transportado com esse objectivo para o Koret Liberty Bell Park. Gradualmente o Train Theater transformou-se numa fonte inspirativa e criativa para a arte das marionetas em Israel. Desde a sua criação que os seus espectáculos dedicados ao público infantil e adulto têm sido reconhecidos internacionalmente. (...) O grupo Train Theater acredita na liberdade artística para todos os artistas que trabalham na sua estrutura, deixando o caminho livre à sua imaginação, por isso acolhe e produz espectáculos de vários artistas, como foi o caso de Louis, l'enfant de la nuit. O Train Theater é uma instituição artística, uma das mais importantes neste campo, dentro de Israel e do mundo, reconhecida e com muitos prémios internacionais.

Informações enviadas pelo gabinete de imprensa do FIMFA Lx 05, excepto hiperligações.

Toda a programação do FIMFA Lx 05 pode ser consultada aqui.

Sem comentários: