sexta-feira, abril 01, 2005

Figuras da Dança no Cinema

Começa hoje na Culturgest um importante ciclo sobre a forma como o cinema e dança se cruzaram, comissariado por Ricardo Matos Cabo, que pela raridade, merece ser seguido com atenção.

Figuras da Dança no Cinema

Este programa centra-se nas formas de representação do movimento no cinema, partindo da dança como terreno fértil de invenção figurativa e da história estética e teórica comum às duas artes. Em 1927, na sua reflexão sobre o cinema como arte plástica, o historiador de arte Elie Faure identificou uma genealogia comum à dança e ao cinema na base de uma "cineplasticidade" para que contribuiriam a ideia de constituição de um espaço, uma duração, um ritmo, uma intensidade, condições modulatórias da representação nas duas artes. Figuras da Dança no Cinema propõe percorrer em quatro módulos caminhos diversos que tomou esta reflexão sobre a constituição da figura e a representação do movimento no cinema pensada através da dança. Isolam-se questões comuns revelando autores que tomaram a dança, a coreografia e o gesto como estímulos criativos de constituição metafórica de um mundo em movimento. Para a introdução a este tema escolheram-se autores que desenvolveram igualmente uma obra de escrita considerável sobre os cruzamentos entre o cinema e a dança


1º Módulo (21h30)
Uma arte do movimento: Loïe Fuller e Germaine Dulac
Filmes de Thomas Edison, Segundo de Chomon, W.L. Dickson, Lumière, Germaine Dulac, entre outros

A primeira sessão parte da representação cinematográfica das coreografias de Loïe Fuller, personagem central do encontro entre as formas do espectáculo do século XIX e a emergência da modernidade e do cinema, considerando a sua influência nos escritos e nos filmes abstractos dos anos 20 de Germaine Dulac.

Image hosted by Photobucket.com
Goshogoaka (foto cortesy of neugerriemschneider, Berlim)


2 de Abril (18h30, 1ª parte; 2ª parte, 21h30)
Tributo a Valeska Gert. Caleidoscópio de uma vida dançada
Filmes de Suze Byk, Volker Schlöndorff, Walther Ruttmann, Georg W. Pabst

O segundo dia permite conhecer a obra fulgurante de Valeska Gert, actriz, bailarina e coreógrafa cujo trabalho na década de 20 se redescobre através dos raros registos filmados que dela sobrevivem

Image hosted by Photobucket.com
Line de Yvonne Rainer (foto cortesy of VideoDataBank)

Image hosted by Photobucket.com
Line de Yvonne Rainer (foto cortesy of VideoDataBank)

As sessões serão apresentadas por Xavier Baert, da Cinémathèque de la danse (Paris) e especialista em cinema experimental e nas relações entre o cinema e a dança (as apresentações serão feitas em francês).

Figuras da Dança no Cinema
1, 2, 14, 15, 28, 29, 30 de Abril, 5 e 6 de Maio
18h30 e 21h30
Pequeno e Grande Auditório
2 euros Preço único

próxima sessão: 14 e 15 de Abril
Toda a programação, bem como informações sobre as sessões, podem ser consultadas aqui.

Informações retiradas do site da Culturgest, excepto hiperligações. Fotografias enviadas por e-mail por Ricardo Matos Cabo.