quarta-feira, abril 27, 2005

Em cena

A rua do inferno
de Antonio Onetti
Teatro ArteViva, Barreiro
Sextas e Sábados às 22h00
até meados de Junho


Image hosted by Photobucket.com

Dois anos depois da sua estreia em Lisboa, a peça "A Rua do Inferno", do dramaturgo espanhol contemporâneo Antonio Onetti, regressa aos palcos portugueses na sexta- feira pela companhia Arteviva, do Barreiro. Escrita em 2001, a peça retrata a vivência de três mulheres que trabalham como empregadas de caixa num supermercado. A amizade que as une degrada-se quando decidem disputar um concurso de danças sevilhanas.

Justificando o seu interesse pelo texto, o encenador Rui Quintas comentou à agência Lusa que "A Rua do Inferno" é uma tragicomédia que aborda "as relações humanas: os afectos, desejos, ansiedades, sonhos, alucinações, medos". A história começa precisamente na Rua do Inferno, uma das artérias mais emblemáticas da Feira de Sevilha, onde há jogos, barraquinhas de algodão doce e uma roda gigante. Transtornada, Juani, uma das mulheres, quer atirar-se da roda. É o início de uma "viagem pelas vidas privadas das personagens", explica Rui Quintas.

"A roda gigante simboliza a roda da vida, em que somos confrontados com questões como o que andamos a fazer?", acrescentou. A acção da peça termina com Juani deitada numa maca num corredor de um hospital, sem que a amizade das colegas tenha sido recuperada.

"A Rua do Inferno" foi representada em 2003 pela companhia andaluz Valiente Plan no Teatro Maria Matos, em Lisboa, durante o Festival Internacional de Almada. Natural de Sevilha, onde nasceu em 1962, Antonio Onetti é, além de dramaturgo, encenador e argumentista de cinema e televisão.

Fonte: LUSA

A Rua do Inferno de Antonio Onetti Encenação Rui Quintas Interpretação Paula Magalhães, Genoveva Pintista e Ângela Farinha
até meados de Junho

ArteViva
Teatro Municipal do Barreiro
Centro Comercial Pirâmides
Rua Vasco da Gama, Barreiro
Tel: 21 206 08 60

Sem comentários: