sábado, fevereiro 26, 2005

9ª Mostra de Teatro de Almada (hoje)



MUNDO DO ESPECTÁCULO / TEATRO & TEATRO

estreia absoluta
O AUTOCARRO
a partir do original de Helena Teixeira, com acréscimos de textos de todos os elementos do grupo
m/6



26 de Fevereiro às 16:00
no ">AUDITÓRIO FERNANDO LOPES GRAÇA

Encenação Manuel João Interpretação Ana Vermelho, Sofia César, Paula Silva, Diogo Ferrinho, Daniel Duarte, João Rocha, Teresa Alves, Sara Freitas, Débora Cavaco, Inês Possante, Raquel Machado, Rita Maurício, Rita Miranda, Tatiana Miguel Dramaturgia Manuel João Figurinos Rita Miranda, Ana Gracinda e Isabel Almeida Grafismo Rita Miranda Operação de Luz Ricardo Fontaínhas Som (selecção) Manuel João Som (montagem) João Rocha Adereços Rita Miranda Produção Executiva Associação Cultural O Mundo do Espectáculo

" O Autocarro"…imagine catorze personagens - doze passageiros, um condutor de autocarro e um revisor (o Pica)…um espaço fechado (o autocarro)…uma viagem urbana que apenas acaba quando os actores decidem acabar o espectáculo. Imagine, caro espectador, as ralações e relações e não relações de seres que partem dum real imaginário para um real mais fantástico, quase a atingir as fronteiras do absurdo…Depois, gargalhadas e mais gargalhadas.

Assim terá um divertido espectáculo onde tudo pode acontecer a personagens sem destino marcado…mas com as contradições, as angústias, os traumas, os problemas que a sorte (talvez) lhes destinou…onde o simples parar, olhar, escutar o outro que está ali ao lado…podem dizer mais do que o discurso verborreico e barato da nossa praça.
Sensibilizar-se e rir…caro espectador…é o que lhe propomos com este espectáculo.

Associação Mundo do Espectáculo - Teatro & Teatro

O grupo surgiu no espaço escolar e, continuando a reunir vontades e esforços, cresceu e formou-se como núcleo da Associação Cultural O Mundo do Espectáculo, desde há cinco anos. Sendo constituído, neste momento, por gente nova entre os 18 e 22 anos.

Os espectáculos de maior relevo deste grupo são: "Autocarro" (a partir do original de Helena Teixeira, actriz do grupo), "História da Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar" (adaptação do texto de Luís Sepúlveda, "Casos e Casos" (adaptação do texto de José Régio), "Aos Homens Nada Escapa…" (a partir de três textos de Mário Costa - um autor na nova dramaturgia portuguesa), "Projecto sem Dó nem Piedade" (a partir de dois textos de Mário Costa), "A Invenção do Amor" (a partir do poema de Daniel Filipe).

CÉNICO DA INCRÍVEL ALMADENSE

AS CADEIRAS
de Eugene Ionesco
m/12



26 de Fevereiro às 21:30
no ">AUDITÓRIO FERNANDO LOPES GRAÇA

Encenação C.I.A. Interpretação Andreia Freire, André Canhão, João Teixeira Dramaturgia C.I.A. Figurinos Alice Rolo Fotografia Cristina Azevedo Luz José Carlos Santos Som José Carlos Santos Cenografia C.I.A. Produção Executiva C.I.A.

Eugene Ionesco e o seu teatro do insólito, que destrói pelo absurdo todos os mitos de uma estrutura social que teima em não ser coisa nenhuma, é novamente a aposta do C.I.A.

Primeiro "A Cantora Careca", depois "A Lição" e, desta feita, "As Cadeiras".

Acerca da peça, nada melhor do que as próprias palavras de Ionesco: "O tema da peça não é a mensagem, nem os revezes da vida, nem o desastre moral dos velhos, mas as cadeiras, ou seja, a ausência de pessoas, a ausência do Imperador, a ausência de Deus, a ausência de matéria, a irrealidade do mundo, o vazio metafísico. (...) as cadeiras vazias e a chegada das cadeiras, o turbilhão de cadeiras que se trazem, que ocupam todo o espaço cénico, como se, posso dizer, um vazio sólido, massivo, invadisse tudo, se instalasse. (...) É a multiplicação e a ausência, a proliferação e o nada".


Informações da responsabilidade do Departamento de Acção Socio-Cultural da Câmara Municipal de Lisboa e das companhias.

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu preciso de textos de Ionesco, e não estou encontrando...
Alguem pode me ajudar? Meu e-mail: evabtzhld@yahoo.com.br

Anónimo disse...

Eu preciso de textos de Ionesco, e não estou encontrando...
Alguem pode me ajudar? Meu e-mail: evabtzhld@yahoo.com.br

Anónimo disse...

Eu preciso de textos de Ionesco, e não estou encontrando...
Alguem pode me ajudar? Meu e-mail: evabtzhld@yahoo.com.br

Anónimo disse...

Eu preciso de textos de Ionesco, e não estou encontrando...
Alguem pode me ajudar? Meu e-mail: evabtzhld@yahoo.com.br

Anónimo disse...

What a great site clomid cyst adipex gif zyban facts

Anónimo disse...

What a great site » » »