sábado, novembro 27, 2004

6ª Mostra de Teatro Jovem de Lisboa MostraTE - VIOLETA, PUTA DE GUERRA

Violeta, puta de guerra
Teatro Focus e Teatro TapaFuros
6ª Mostra de teatro jovem de Lisboa
Teatro Taborda
27 de Novembro
22h



"Acabada a guerra, as tropas coloniais fazem as malas para voltar para casa. É a última noite de um contingente no território. Dentro das "flats", os soldados comemoram a partida, dançam ou cantam em pequenas festas, um toca harmónica, antevêem a chegada a casa, a namorada, a mulher, os filhos. Violeta, essa, depois de acarinhar dezenas na sua alcova, recorda a vida que levou e está a acabar. Bate de porta em porta pedindo que a levem. Diz que não tem dinheiro. Chama pelos nomes dos antigos "namorados". Mas eles não ouvem - ou não querem ouvir. Têm a música alto ou estão bêbedos, ou tapam os ouvidos. Ela chora, implora, rasga as roupas, oferece-se de graça porta a porta. Mas eles, nada. Divertem-se, riem alto. Numa das "flats", um soldado aumenta o volume do rádio. No fim, ouvem-se botas e hinos revolucionários. Vêm buscá-la para um campo de reeducação. Não pode haver tolerância com quem amou ou fingiu amar os colonialistas. Como Violeta."
Fernando Sousa




texto fernando sousa encenação mário trigo interpretação joana fartaria, júlio martin e mário trigo movimento stephan jurghens vídeo fernando galrito espaço cénico imaginário colectivo figurinos joão paulo assunção desenho de luz mário trigo sonoplastia sobre motivos de joão lucas fotografia jimmy co-produção teatro focus e teatro tapafuros

O Melhor Anjo também colocou à produção do espectáculo «Violeta, puta de guerra», as perguntas que têm vindo a ser apresentadas juntamente com as sinopses dos espectáculos:

Porque decidiram apresentar a proposta de apresentação do espectáculo à MostraTE? Contributo para uma montra do novo teatro feito na capital ou bolsa de ar para a produção de projectos?

Como contextualizam/posicionam o vosso espectáculo no panorama teatral português? Foi essa uma preocupação quando o produziram?

Que relação se estabelece com o público numa apresentação isolada?


A resposta que recebeu foi a seguinte:

Caro Tiago Bartolomeu Costa:

Não reconheço num blog - nem a tua pessoa me parece investida de qualquer vínculo oficial à 6ª mostra de teatro jovem de Lisboa - a confiança suficiente para tornar públicas as nossas posições culturais no tecido teatral português.

Além do mais achamos um gesto deveras comprometedor lançar para o espaço público quaisquer registos de uma obra teatral assim com tamanha leveza, espondo actores e restantes criadores no que têm de mais pessoal artisticamente, isto é as suas criações.

Sem mais

pelo Teatro Focus Associação:

Mário Trigo



1 comentário:

Maria disse...

Tiago, estive a "trabalhar" o blog do meu grupo de teatro ( [A MANCHA] ) e descobri um comentário teu por lá. com calma explicar-te-ei a razão daquele poema. mas por agora tenho a apontar que gosto do teu blog, da informação que traz e além disso gostei da referência ao teatro Taborda e à mostra de teatro jovem.. curioso, esta 4a que passou eu e alguns do elementos d'A MANCHA fomos assistir a "Private Lives" e adorámos. mesmo. voltarei cá. de certeza. *