Começa hoje (e decorre até domingo, 31) a 2ª edição do DocLisboa 2004, o Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa.
Felizmente conseguiram sobreviver às intempéries e, organizar-se para uma segunda leva de boas realidades e intensos olhares sobre o quotidiano. A não perder, portanto, na Culturgest, em Lisboa.
Aqui ficam algumas sugestões:
Segunda, 25
23H00 > Grande Auditório
olhar por dentro [CI]28’. Portugal. 2003, real. Christine Reeh
Débora tem seis anos e é cega desde o nascimento. Mora no Alentejo e não tem acesso a uma educação específica para invisuais. Vive no seu mundo e passa os dias ouvindo música ou inventando histórias fantásticas.
Terça,26
16H30 > Pequeno Auditório
Sylvia Kristel - Paris [CI]40’. Bélgica. 2003, Manon de Boer
Em dois monólogos, a actriz celebrizada pela série de filmes "Emmanuelle", revisita os principais passos da sua carreira cinematográfica e as consequências na sua vida pessoal. (Auto-)retrato austero e melancólico de uma ex-star e sex-symbol.
Quarta, 27
11H00 > Pequeno Auditório
balseros [E]120’. Espanha 2002, real. Carles Bosch e Josep Mª Domènech
Milhares de cubanos arriscaram a vida em improvisadas embarcações para chegar à costa dos Estados Unidos. "Balseros" mostra quais eram as motivações iniciais de um largo grupo de personagens e como se transformaram ao longo de cinco anos de vida norte americana. Nomeado para o Oscar de Melhor Documentário em 2003.
Sexta, 29
14H30 > Grande Auditóriola
voix de son maître [SE]100’. França. 1978, real. Nicolas Philibert e Gérard Mordillat
Doze patrões de grandes empresas falam sobre o poder, a hierarquia, os sindicatos, as greves e a auto-gestão. Um filme tabu, durante muito tempo proibido em França. Um primeiro grande filme do realizador de "Être et Avoir".
18H30 > Grande Auditório
buenos aires hora zero [P]69’. Portugal.2004, real. José Barahona
O realizador parte à procura de uma personagem no Uruguai. Uma viagem em forma de road movie, que o leva até Buenos Aires, onde acaba por descobrir memórias, personagens curiosas e um país em ruptura.
Sábado, 30
18H30 > Pequeno Auditório
autografia [P]103’. Portugal 2004, real. Miguel Gonçalves Mendes
Retrato íntimo e fascinante de Mário Cesariny, tendo como mote o seu poema Autografia. Cesariny satírico, provocador, político e surrealista.
Domingo, 31
18H30 > Grande Auditório
the five obstructions [SE]88’. Dinamarca.2003, real. Lars von Trier e Jorgen Leth
Lars von Trier, grande admirador de Jorgen Leth e da sua curta metragem de culto "The Perfect Human", desafiou-o a fazer cinco "remakes" desse filme, cada um sujeito a um constrangimento diferente (num deles, por exemplo, nenhum plano pode ter mais de meia dúzia de frames). Exercício lúdico e irónico sobre a relação de forças e cumplicidade entre dois criadores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário