quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Nas palhinhas deitado, nas palhinhas estendido

Eu não sou fã de futebol. Não sou. Enfado-me com os jogos, os relatos, as tricas, as crises, as entrevistas, os protagonismos, o vazio, o resto... e por isso escuso-me a opinar sobre o tema. De vez em quando aperçebo-me de qualquer coisa e até já assisti a alguns jogos da selecção. E de cada vez que o faço ouço sempre que o Figo é o melhor. Mas sempre que vejo, ouço dizer ou leio nos jornais que Figo, o nosso melhor jogador, se poupou ao esforço, fez um belo jogo mas não marcou golo, brilhou numa noite inglória, falhou as oportunidades de vitória mas teve à altura do seu carácter, permitiu que os outros colegas também brilhassem, fez do futebol um bom espectáculo, projectou fora de fronteiras o nome de Portugal... bla, bla, bla... Mas jogar que é bom, nada.

Do pouco que me apercebo, o Figo está-se sempre a poupar, ou é poupado, ou nem sequer se nota. Pauleta marcou 3 golos à Polónia, no Mundial, mas foi de Figo que se falou, o mesmo que tinha falhado tantas oportunidades no jogo contra os Estados Unidos, meu deus que jogam futebol há 3 dias... Neste jogo contra a Inglaterra, foi de novo Pauleta a marcar, mas a noite era de Figo e da sua 100ª internacionalização? E depois, que interessa isso? Teve medo dos conflitos no balneário quando chegasse ao Real Madrid e se tivesse que ver com o Beckham?
Oh senhor jogue. Mas joge mesmo.

Sem comentários: