sexta-feira, fevereiro 20, 2004

Leitor profissional

Não sou um leitor profissional. Leio sempre e muito. Mas não leio tudo. Não leio, sobretudo, depressa, com voracidade consumista e impeço-me de comprar livros porque já sei que quanto mais tempo ficarem na prateleira menos vontade tenho de lhes pegar. As minhas prateleiras enchem-se de livros desvirginados uma vez. Depois, quando os abro novamente, reconheço-lhes o tempo em que me acompanharam. E depois tenho fases, umas mais produtivas que outras... leio vorazmente ou começo muitos... as fases alternam, como devem ser todas as fases. E agora, a acrescentar à  lista de coisas para ler (Proust, o 3º volume da Agustina, Mário de Carvalho, o resto da Duras) a Assí­rio reeditou a trilogia sobre o Alexandre, o Grande da autoria da Mary Renault. Em boa hora o fez, mas ainda não é a minha. Para já tenho parada a Baí­a dos Tigres, de Pedro Rosa Mendes e comecei a ler Mefisto de Klaus Mann.

Sem comentários: