sexta-feira, novembro 14, 2003

Muito tempo fiquei ausente deste blog. Já tinha saudades. Como o meu bom amigo Tiago escreveu, o meu primeiro livro vai sair e ando num lufa lufa para trás e para a frente.
Mas isso agora não interessa. Interessa sim dizer coisas interessantes de blog.
Hum.
De facto, é um problema. Há alturas em que o mundo parece descolar-se de nós e ficamos realmente ausentes. Não sei nada do que se passa. Vou ouvindo histórias que me contam – felizmente trabalho num sítio público com colegas que lêem jornais – mas não sei das coisas do mundo de forma esmiuçada.
Pois bem, aquilo que é importante para o blog é mesmo a perspectiva de quem o escreve. Não só num blog, como na vida, é claro. A vida apenas interessa pela perspectiva que temos dela. E a minha vida, agora, que está tão iluminada por finalmente ter concretizado um dos maiores sonhos, está também manchada pelo peso da burocracia.
De facto, nunca, como nas últimas semanas, senti o peso brutal do Estado (mas não só) esmigalhando-se sobre mim. Aquilo que é aparentemente simples torna-se uma complicação que envolve dez deslocações, cinco cópias de 30 documentos assinados e autenticados e 15 telefonemas, apenas dois deles úteis e eficazes.
Enganei-me, portanto, quando disse que a vida era a perspectiva que temos sobre ela. Há um requerimento entre o nosso olhar e a vida, que não conseguimos preencher por ser demasiado incompreensível… As caixas para pôr os caracteres estão mal feitas e nada lá cabe. Numa palavra, bloquearam-nos.
OK, foi o post possível, agora que sou toda uma dispersão.

Sem comentários: