domingo, novembro 02, 2003

Do castelo

Caiu-me em cima da perna um pequenino ramo depinheiro e eu pensei: "Caramba, estou no Castelo de S. Jorge." Repito: no Castelo de S. Jorge. Domingo, fim da manha, quantos lisboetas (para falar so nos que moram na capital) foram recentemente ao Castelo?

Eu confesso que o facto de morar ha 3 anos sob a sua alçada nao me fez visita-lo mais vezes. Alias, acho que so o fiz uma ou outra vez, e sempre partindo de outros pontos da cidade.

E, de repente, tive que pousar o jornal e olhar para Lisboa, uma LIsboa que fez ontem anos que desabou. E qualquer dia e dia de terramoto. 8Devia ser, tambem, feriado municipal o 1 de Novembro)

Nao ouvi falar em portugues enquanto estive no Castelo. Os turistas, ate de linguas impronunciaveis, deliciavam-se com a beleza cinzenta da cidade; com o silencio reconfortante e envolvente de Lisboa; com o quadro vivo que lhes e oferecido.

E la em baixo, a sombra do Castelo que definiu a cidade, milhares continuaram o seu dia sem olharem a colina.Ou melhor, sem verem a colina onde se ergue o Castelo, sabe-sela por quanto tempo.

Sem comentários: