segunda-feira, novembro 24, 2003

Ao telefone

Talvez seja um disparate filosofar sobre o quotidiano, mas pergunto-me porque é que reagimos ao telefone como se tivessemos a pessoa à  frente.

Eu, por exemplo, levanto-me da cadeira, afasto-me o mais estupidamente possível dos papéis em que tenho as informações precisas e nem sequer levo caneta para apontar, sei lá, na parede ou nos cortinados. Depois passeio-me pelo escritório como se estivesse a dar palestras. Se quem está do outro lado do telefone imaginasse a agitação com que falo, nunca me confiaria nada.

Mas, surpreendentemente, do outro lado, a agitação não é menor. E, no entanto, quando nos encontramos com alguém ao vivo, a tensão toma conta de nós, não sabemos onde por as mãos, o corpo não responde. Ou melhor, responde pela sua apreensão.

Estaremos nós condenados a expressar-nos melhor na escuridão?

Sem comentários: