quinta-feira, setembro 11, 2003

ONDE ESTAVAS NO 11 DE SETEMBRO DE 2001?

Fui almoçar ali em Picoas, numa mesa ao ar livre, com o outro lado da rua em obras. Não me lembro do que pedi mas sei que demorou algum tempo. O restaurante estava cheio, como estão sempre cheios os restaurantes naquela zona, com yuppies, neo-hippies e bo-bos (versão deliciosa para os solitários de hoje em dia, que noutro post aprofundarei).
E à hora programada pelos terroristas, o avião embateu na Torre. Continuámos a almoçar (engraçada esta ideia de unidade - quem sabe resultado do sentimento generalizado do dia- já que a maior parte das pessoas almoçava sozinha) e, dizem uns engravatados: "Que belo filme!". Logo em seguida os telemóveis começaram a tocar e aquilo que parecia um filme era, afinal, "o fim do mundo antigo", como disse Alexander Adler.
Os mesmos engravatados logo começaram a receber notícias sobre o aumento absurdo do metro quadrado em Manhattan. "Quem vai ganhar com isto é o mercado imobiliário. A cotação das acções das imobiliárias e constructoras disparou para valores inimagináveis."
Estava tudo lá longe, numa América que a maior parte só conhece da televisão. O almoço continuou sem grandes sobressaltos.
Mais tarde, nesse dia, andava pelo Centro Comercial Colombo e juntei-me às pessoas que paravam em frente aos televisores nas montras das lojas. Esse "mundo antigo" desabava, mas continuava muito longe. Nem as especulações sobre as consequências de um atentado deste género em Portugal alertava as pessoas. Comentário de um consumidor na fila da caixa do supermercado: "Olhe, podia ser que mudasse alguma coisa."

Sem comentários: