segunda-feira, setembro 29, 2003

Acerca da terapia de choque

Sou fumadora. E de facto é impressionante ver os nossos maços de tabaco favoritos transformados em avisos garrafais sobre a morte que se aproxima. Sim, os maços de tabaco são objectos de design a que nos afeiçoamos. Quantos de nós, fumadores, não começaram a fumar a marca x ou y por causa das cores ou do formato do maço? Eu, por exemplo, fumo John Player Special Preto, que consiste basicamente num maço preto-preto. Foi um dos maços mais tardiamente alterados e até suspirei para que fosse esquecido por esta onda legislativa. Não foi. Está completamente diferente. Já não é o meu maço lindo, mas isso agora também já não tem importância porque estou efectivamente viciada no sabor.
Enfim, não será isso o mais importante.
Apesar de ser uma grande hipocrisia esta nova plataforma de avisos – como aceitar que o Estado diga e saiba que faz mal, mas não pode correr o risco de perder as receitas substanciais dos seus impostos? – eu até aplaudo esta iniciativa.
É contra mim, bem sei. Um pouco do prazer banal de puxar de um cigarro é perdido, mas, de facto, não deixo de fumar por causa disso. Torna-se invisível. No entanto, acho que dificilmente começaria a fumar se os meus primeiros maços comprados tivessem estas inscrições e, como tal, acredito que possa dissuadir muita gente nova que ainda não está viciada. Eu resignei-me. Sei que, mais tarde ou mais cedo, vou ter de acabar com este hábito maldito, mas esse saber não tem nada a ver com a informação passada pelos avisos.
Enfim, acho hipócrita e pouco estético, mas também acho eficaz.
O design não é assim tão importante. Ou melhor é demasiado importante para o capitalismo, por isso, no meu entender, é algo que devemos desejar deitar fora.
Apenas mais uma notinha sobre os avisos. Há a mensagem principal: FUMAR MATA. Depois há as declinações sobre o tema da morte, em que o mais terrível é sem dúvida “fumar pode provocar morte lenta e dolorosa”. A seguir à morte vem a doença, com destaque para o cancro. As coisas dividem-se quando se começa a falar da gravidez e da impotência. Mas nada é tão penoso como a constatação que se pode estar a prejudicar a vida sexual e, nisso, o pobre do homem fica bem mais em risco do que a mulher (pelo menos no que diz respeito aos avisos). É assim: “Fumar pode reduzir o fluxo do sangue e provoca impotência” e “Fumar pode prejudicar o esperma e reduz a fertilidade”.
Enfim, o contrário de eficácia está no meu aviso favorito: “O fumo contém benzeno, nitrosaminas, formaldeído e cianeto de hidrogéneo”. Haverá alguém com conhecimentos comuns de química que saiba o que isto significa? É tão assustador como a existência de bruxas. Tu percebes que deve fazer mal, mas não percebes bem porquê, embora a palavra cianeto seja reveladora.
Até breve! Apetece-me fumar.

Sem comentários: