terça-feira, fevereiro 15, 2005

9ª Mostra de Teatro de Almada (hoje)


INESTÉTICA COMPANHIA TEATRAL

espectáculo convidado
THE SCUM SHOW
de Alexandre Lyra Leite / The Gift
m/12
[Prémio de Reposição do Concurso "O Teatro na Década 04" - Clube Português de Artes e Ideias]



15 de Fevereiro às 21:30
no AUDITÓRIO FERNANDO LOPES GRAÇA

Libreto & Encenação Alexandre Lyra Leite Música Original The Gift Interpretação Afonso de Melo, Alexandra Reis, Catarina Mota, Isabel Gaivão, Peter Michael Movimento Catarina Trota Figurinos Chissangue Afonso Vídeo Monkey! Figuração Especial Cristina Esteves Correia, José Ricardo Ribeiro, Luís António Direcção Técnica Nuno Dionísio, Rui Soares Costa Espaço Cénico Alexandre Lyra Leite Consultora Artística Rita Rodrigues Pereira Fotografia Rodolfo Morte Projecto Gráfico Monkey! Produção Executiva Dora Nobre Produção Inestética Companhia Teatral

"O sinistro Homem de Veludo conta-nos a história de um casal que se vê confrontado com o nascimento de uma filha de aspecto invulgar. Vítima da demência dos pais a criatura acaba por ser assassinada, o que conduz à revolta da Parteira de Ferro e do Coro das Crianças Mutantes. Quando a Mulher Verde e o Homem Cinzento decidem ter outro filho abate-se sobre eles uma estranha maldição..."

The Scum Show é um projecto multidisciplinar inspirado no texto "A Morte Melancólica do Rapaz Ostra" de Tim Burton, com libreto e encenação de Alexandre Lyra Leite e música original do grupo The Gift.

Um espectáculo no domínio do fantástico, pleno de sarcasmo e humor negro, que aposta na plasticidade do movimento, da imagem e do som, através do cruzamento de diferentes linguagens - teatro, dança, música e vídeo - de onde se destaca a participação especial dos Gift, que pela primeira vez conceberam uma banda sonora integral para teatro.

segundo o encenador:

"Sempre tive um enorme fascínio pelo universo fantástico. Interessa-me sobretudo explorar a parte misteriosa e insondável do iceberg, onde nada é verdade e tudo é permitido. Que estranhas personagens habitam o nosso imaginário colectivo? E qual a relação entre elas e o real? (...) Um casal tem uma filha que não corresponde às suas expectativas. Este é o conflito, este é o dilema que os dilacera. Como aceitar a diversidade numa sociedade marcada pela crescente imposição de modelos comportamentais e culturais? Por outro lado levanta-se a questão ética da clonagem e do estudo da genética. Será que o futuro está reservado para seres padrão, reflexo da sociedade que os cria à sua imagem?"

Inestética Companhia Teatral

A Inestética companhia teatral, fundada em 1991 na cidade de Vila Franca de Xira, tem vindo a apresentar projectos teatrais que privilegiam uma abordagem contemporânea e uma experimentação estética e temática, com especial incidência em textos originais e adaptações de textos não convencionais para teatro.

Explorar diferentes linguagens artísticas, com a preocupação constante de inovar, expandir audiências e proporcionar novas experiências culturais, são alguns dos objectivos da Inestética, que já produziu cerca de vinte e cinco espectáculos e participou em vários festivais nacionais e internacionais de teatro.

Paralelamente, a companhia tem promovido a realização de workshops de formação teatral, bem como actividades nas áreas da fotografia, literatura, música e dança - de onde se destacam vários projectos realizados em parceria com outras entidades e artistas europeus.

A Inestética companhia teatral obteve em 2002 o Prémio de Execução do Concurso "O Teatro na Década" e foi distinguida em 2001 com a Placa de Mérito Cultural da Cidade de Vila F. Xira.



Informações da responsabilidade da Departamento de Acção Socio-Cultural da Câmara Municipal de Almada e da companhia, excepto hiperligações


Sem comentários:

Enviar um comentário