sábado, fevereiro 12, 2005

9ª Mostra de Teatro de Almada (hoje)


GITT - GRUPO DE INICIAÇÃO TEATRAL DA TRAFARIA

O PRECONCEITO VENCIDO
de Pierre Marivaux
m/12



12 de Fevereiro às 21:30
no AUDITÓRIO FERNANDO LOPES GRAÇA

Tradução GITT Encenação Pedro Silva Interpretação Joana Afonso, Marina Santos, Carlos Alfredo, Luís Henriques, Francisco Figueira Dramaturgia Pedro Silva Figurinos Pedro Silva Guarda Roupa GITT Grafismo Vítor Azevedo Operação de Luz Tino Palma Operação de Som Paulo Dionísio Cenografia Pedro Silva Produção Executiva GITT Administração Manuel Gama


"Procurei, no coração humano, todos os diferentes nichos onde se pode esconder o amor quando tem medo de se mostrar; e cada uma das minhas comédias tem por finalidade faze-lo sair desses nichos."
Pierre Marivaux

Marivaux pode ser lido hoje como nunca, fora da comédia de enganos, do maneirismo e da reconstituição histórica, como uma fábula eterna da procura e do desconsolo. assumindo o amor como um território mais estético do que ético, movimentam-se os corpos, as pulsões, as realidades e ficções na procura constante de quem nos satisfaz e nos faz sobreviver melhor. isto foi tão pertinente no século XVIII de Marivaux, como o é agora no século XXI criando um caleidoscópio de situações, Marivaux mostra e critica uma complexa gama de comportamentos atravessando classes e situações sociais entrechocando interesses de amos e criados, e destes e daqueles entre si.

Depois das obras do genial Moliére, as comédias de Pierre Marivaux são as peças mais representadas nos teatros de França. em Marivaux, há só um tema: o amor. Marivaux afirmava que as suas peças tinham como tema o amor, o modo como o amor escondido se escusava a revelar-se; tirá-lo do nicho e levá-lo, pela verdade, à descoberta de uma nova liberdade, a de uma identidade antes não pressentida: eis a trama de fundo das suas peças. o amor é tratado como um sentimento puro.- resumido naquilo que, como se disse, é o cerne de todo o comportamento psicológico de Marivaux: o gosto pela vida.

GITT - Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria

O Gitt - Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria , foi fundado em 1972. Grupo de Teatro amador e independente por escritura pública em 1966 constitui-se em Associação Cultural sem fins lucrativos. Realizou 290 espectáculo com 23.907 assistentes. Participou em diversos festivais de teatro do norte ao sul do país, tendo efectuado espectáculos fora do continente. (Madeira e Angola). Realizou pela primeira vez no Concelho de Almada cinco ciclos de cultura durante os anos de 1978 a 19/82 durante o período de 24 de Abril a 10 de Maio, com espectáculos de teatro, cinema, música, bailado e exposições. Tchekhov, Strindberg, Moliére e Brecht foram entre outros autores representados pelo GITT.

Colaboraram com o G.I.T.T pessoas que estiveram ou ainda estão ligadas ao teatro profissional, tais como, Fernanda Lapa, Rogério de Carvalho, Alberto Pimenta, José Caldas, Dalton Asseff, Marques d'Arede, Filipe Domingues, Maria Emilia Castanheira e Arqº.José Manuel Castanheira.


Informações da responsabilidade do Departamento de Acção Socio-Cultural da Câmara Municipal de Almada e Companhias de Teatro, excepto hiperligações. Fotografias digitalizadas a partir do programa da 9ª Mostra de Teatro de Almada.




Sem comentários:

Enviar um comentário