quinta-feira, julho 06, 2006

Companhia Instável apresenta-se no Festival de Sintra

A Companhia Instável, sedeada no Porto e dirigida artisticamente por Ana Figueira, apresenta hoje e amanhã às 21h30 em Sintra no Centro Cultural Olga Cadaval, a sua mais recente produção no 41º Festival de Música e Dança de Sintra, cuja programação de dança está a cargo do coreógrafo Vasco Wellenkamp, director da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Desta vez, e depois de trabalhar com os coreógrafos Amélia Bentes (Portugal), Nigel Charnock (Inglaterra), Jamie Watton (Inglaterra), Bruno Listopad (Portugal), Ronit Ziv (Israel), Javier de Frutos (Venezuela/Inglaterra) e Wim Vandekeybus (Bélgica), apresenta três peças do português Rui Horta, Garden, Nest e With, que assim regressa ao Festival que o ano passado acolheu a estreia mundial de Mute, feita para a Scottish Dance Theatre.

A Companhia Instável existe há sete anos e sustenta-se na paradoxal ideia de descaracterização de um projecto ao apostar no constante re-nascimento, dada a rotatividade dos seus criativos. Responde assim às fragilidades do sector da dança criando novas oportunidades de trabalho para criadores e intérpretes.

Das três peças que compõem o programa, só With é uma estreia mundial, uma vez que a Companhia Instável dá possibilidade a que o coreógrafo convidado opte por trabalhar algum repertório ou crie uma peça nova. Garden foi criado em 2000 para o colectivo holandês Netherlands Dans Theater ll e, segundo o programa "vive de um horizonte onde se recorta um espaço confinado. Os seres que o habitam vivem na ilusão de uma liberdade adiada". Nest, estreado em 2003 pela sueca Norrdans "revisita a questão do espaço e questiona a partilha emocional, a aceitação do outro e a inevitável solidão". Segundo declarações prestadas ao Expresso do passado sábado o coreógrafo fala das três peças como "uma viagem ao fim do amor".

Sem comentários: